"Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração." Salmos 119:34-35

REFLEXÃO TEOLOGICA

CRISTOLOGIA



QUEM É JESUS?
1º Parte
Podemos começar a estudar acerca de Jesus a partir de uma pergunta feita por ele mesmo aos seus discípulos. Sempre houve em Jesus uma preocupação em saber se as pessoas o conheciam verdadeiramente. Cristologia e a doutrina que estuda a pessoa de Jesus Cristo.
Responda: " ... Quem dizem os homens ser o Filho do homem?"(Mat. 16:13)
As respostas são as mais diversas, indo deste os profetas antigos como os mais novos, há muitas formas de entender errado, mas somente uma forma para a compreensão verdadeira.
Ele é Elias!  É João Batista. Não sei! Na verdade nenhum deles chegou perto da realidade que é Jesus. A resposta estava na boca de Pedro desta forma: "Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo " (Mateus 16:16).
A Cristologia é o estudo sobre Cristo, é uma parte da teologia cristã que estuda e define a natureza de Jesus, a doutrina da pessoa e da obra de Jesus Cristo, com uma particular atenção a sua relação com Deus.
Jesus Cristo deve ser a figura central na vida de todo indivíduo. Os impactos da Pessoa de Cristo na vida dos crentes: interiores (salvação, perdão, regeneração, justificação, novos valores, etc.) e exteriores (mudança de atitudes). Não existe cristianismo sem Cristo: não é uma religião, mas um modo de vida cuja proposta básica é “Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1.27). A maior diferença entre um cristão nominal e um cristão autêntico é que para este Jesus é uma realidade existencial.
O cristianismo não é medido pelo seu efeito coletivo, mas pela presença de Jesus na vida do indivíduo. Não existe comparação entre Jesus Cristo e os fundadores das outras grandes religiões. Confúcio, Buda, Maomé, todos morreram propondo ao homem um caminho para encontrarem a verdade ou para se tornarem a divindade, mas só Jesus diz “eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6), só Jesus se intitula o próprio Deus (João 10.30).
A base do cristianismo é a Palavra de Deus (Lucas 24.27,44) é o primeiro ato de proclamação e apresentação de Jesus com base na Palavra), onde Jesus é o tema central da mensagem transmitida pelos e para os homens.
A doutrina da Cristologia está fundamentada na doutrina da Redenção. Esta por sua vez está alicerçada na doutrina do Parente Remidor, que em hebraico é GO’EL ( .(גאֵֹל Cristo é o Parente Remidor – Go’el, capaz de pagar o preço – o seu sangue. Ele abrirá os selos da Escritura da Redenção da terra, Ele reinará para todo sempre (Ap 5; 11.15).
O tema central da Bíblia é a Redenção. O tema divide-se assim:
1. O Antigo Testamento: a preparação do Redentor.
2. Os Evangelhos: a manifestação do Redentor.
3. Os Atos: a proclamação da mensagem do Redentor.
4. As Epístolas: a explicação da obra do Redentor.
5. O Apocalipse: a consumação da obra do Redentor.

É necessário, portanto, ter-se uma Cristologia correta para se entender bem a fé cristã. É possível errar em muitas doutrinas e permanecer como cristão, mas não se pode errar na Cristologia e permanecer, ainda, como cristão. Na realidade, muitos dos problemas da igreja contemporânea têm surgido exatamente por equívocos na área da Cristologia. Em certo tipo de pregação, Jesus é reduzido a um taumaturgo, seu nome passa a ser um talismã, e ele é um xamã (curandeiro ou possuidor de poder mágicos, numa tribo). É preciso
compreendê-lo bem, portanto, tanto em sua humanidade como em sua perfeita divindade. Porque pode se cair em erro de dois lados: enfatizando sua divindade em detrimento de sua humanidade ou enfatizar sua humanidade em detrimento de sua divindade. A ênfase adequada nas duas naturezas nos ajudará no entendimento de nossa fé. Devemos sempre lembrar disto: ele é perfeitamente Deus e é, simultaneamente, perfeitamente homem. Se errarmos em algum desses aspectos, erraremos em nossa teologia.

O LOGOS
A Segunda Pessoa da Trindade (O Filho) é intrinsecamente igual em cada aspecto às outras Pessoas da Divindade. Ele permanece sendo o que Ele sempre foi apesar dos conceitos errados que surgiram sobre a Sua preexistência. Não é possível criar nenhum método de Cristologia Bíblica que não se baseie e não tenha origem na verdade todo determinante
de que a Segunda Pessoa encarnada, embora tenha sido um homem de dores
é o Deus Eterno. Cristo é Pré-existente, Ele próprio disse: “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU” (Jo 8.58). Temos diversos textos que corroboram sua Pré-existência: Jo 1.14,17,18; 3.13; 8.23; 17.14. O Logos existe até mesmo antes da criação do universo (Jo 17.5; Fp 2.6).

Na 2º Parte de Cristologia vamos abordar: A UNÇÃO DE JESUS, A DIVINDADE DE CRISTO, A HUMANIDADE DE CRISTO, OS OFÍCIOS DE CRISTO.

Pregador Jefferson Assis
Compromisso com a obra de Deus e certeza do seu chamado!

2 comentários:

Unknown disse...

Meu lindo, o que é taumaturgo?

Unknown disse...

Minha querida esposa taumaturgo e uma pessoa que faz milagres. Taumaturgia (do grego θαύμα, thaûma, "milagre" ou "maravilha" e έργον, érgon, "trabalho") é a capacidade de um santo ouparanormal de realizar milagres. Os seus praticantes são denominados taumaturgos. Entre os mais famosos taumaturgos cristãos estão São Gregório Taumaturgo, Santo Antônio de Lisboa, São Nicolau de Mira (o "Papai Noel").

Postar um comentário