"Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração." Salmos 119:34-35

MINUTO DA PALAVRA


ORAR OU REZAR? Jesus condenA É a repetição vazia e mecânica



Romanos 8:26 “O próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

É comum ouvirmos dizer que é regra que os protestantes oram e os católicos rezam. Ledo engano... Nem sempre isso acontece. Existem muitos católicos e até mesmo pessoas que se julgam ateus que oram, ao passo que existem muitos protestantes que rezam. Mas, afinal, qual é a diferença, já que orar e rezar são sinônimos? A diferença é que orar, para muita gente significa fazer uma oração espontânea, tirando algo do coração e com sinceridade; e, para muita gente, rezar significaria repetir mecanicamente uma oração lida ou decorada. Entretanto, tudo isso nada mais é que uma questão de interpretação do sentido das palavras, e não da intenção das pessoas que fazem a prece. Já que, uma pessoa pode perfeitamente fazer uma oração espontânea de forma mecânica, o que frequentemente acontece. Tal fato acontece com mais freqüência do que se pensa, pois as repetições de frases e jargões estão muito presentes nas orações. Por outro lado, qualquer um pode repetir uma prece decorada com sinceridade. Jesus não condenou a repetição de oração, Ele inclusive deixou uma oração modelo que é amplamente repetida por todos nós. Jesus condenou foi a repetição vazia e mecânica, dizendo que não é pelo muito falar que seremos ouvidos (Mateus 6:7). Segundo o Mestre Jesus, a melhor oração, é aquela que fazemos somente entre nós e Deus, fechados em nosso quarto. E, nesse momento, vestidos, sorrindo ou chorando, sentados ou ajoelhados, com palavras ou sem palavras, o Espírito Santo intercederá por nós. Amado, oração é nada mais que um instrumento para conversarmos com Deus, pois, Ele sabe do que precisamos muito antes mesmo de conversarmos com Ele. Transforme toda e qualquer conversa decorada, seja orando ou rezando, em uma conversa significativa com Deus. Ore ou reze muito, mas não até Deus te ouvir, mas até que você possa ouvir a Deus. Tenha um ótimo dia e que a paz do Senhor Jesus esteja com você.

Pregador Jefferson Assis


Compromisso com a obra de Deus e certeza do seu chamado!


0 comentários:

Postar um comentário